sexta-feira, 6 de novembro de 2009

4 – Quem era o Dr. Gomes de Araújo?

...
As polémicas em redor do jejum da Alexandrina envolveram muita gente. Embora arredado e silenciado em Vale de Cambra, todos sabiam que era o trabalho de nove anos do P.e Mariano Pinho que em primeiro lugar era posto em causa; o P.e Agostinho Veloso, esse estava de mãos livres e por isso activo; os médicos, como o Dr. Gomes de Araújo ou o Dr. Carlos Lima, não se envolveram em debates que tinham contornos que ultrapassavam a medicina, mas saberiam bem que se jogava ali o crédito dos seus nomes; os membros da comissão, esses sentir-se-iam seguros pelo aval do Arcebispo.
Tentemos fazer ao menos uma sumária (e incompleta) avaliação de dois protagonistas desta borrasca, os Drs. Gomes de Araújo e Dr. Azevedo.
É pouco o que conhecemos sobre o Dr. Gomes de Araújo para além do que a seu respeito escreve a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Nascido em Baião em 1881, «formou-se na antiga Escola Médico-Cirúrgica do Porto, onde fez um curso distinto. Defendeu tese em 1908, sobre Ionoterápia Eléctrica, trabalho que foi premiado, dedicando-se desde logo à especialidade das doenças nervosas e artríticas.
Em 1926 fundou, na Foz-do-Douro, o “Refúgio da Paralisia Infantil”, que sempre tem dirigido e desenvol­vido com dedicação inexcedível. Esta obra de assistên­cia representa um grande esforço, pois contam-se já por milhares as crianças beneficiadas, e constitui um exemplo que foi seguido na capital, onde passou a organizar-se o «Centro contra a Paralisia Infantil».
O notável médico de­dicou-se à obtenção do soro antipoliomielítico, único que, a partir de 1940, passou a ser aplicado em Portugal.
De entre o grande número de trabalhos publicados, citaremos:
A doença de Hein-Medin — Seus aspectos clí­nico e social; A propósito da Seroterápia da Poliomielite; A primeira epidemia de Poliomielite em Portugal; O pro­blema social do Reumatismo; Histeria — Pithiatismo; Mielastenia Amiotrófica; Os Reumatismos nos seus as­pectos clínico, social e médico-legal, etc.
Tem colaborado assiduamente na Medicina Moderna, no Portugal Médico e noutras revistas científicas nacionais e estrangeiras.
É membro da Sociedade Portuguesa de Química e da Real Academia de Medicina de Madrid» (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira).
O Dr. Gomes de Araújo faleceu a 18 de Março de 1964. Nessa altura, o Dr. Dias de Azevedo referiu-se-lhe longamente, mas quase sempre no sentido de esclarecer os leitores sobre o jejum da Alexandrina. Essa informação vê-la-emos mais adiante. É de interesse saber que o Dr. Gomes de Araújo possuiu uma casa na Trofa, que o punha na vizinhança do Dr. Dias de Azevedo.
...
Imagens: Dr. Gomes de Araújo, capa de um seu livro e edifício do Refúgio da Paralisia Infantil na Foz do Douro.

Sem comentários:

Enviar um comentário